Colégio Paraíso
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Notícia

A primeira Escola Showcase do Nordeste

A primeira Escola Showcase do Nordeste

  • 10/09/2018


O Colégio Paraíso passa a integrar o seleto grupo das 14 escolas mais inovadoras do Brasil e das 500 no mundo, que promovem a melhoria do ensino e do aprendizado dos estudantes, por meio da inovação e tecnologia.

A Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, concedeu ao Colégio Paraíso o reconhecimento de Microsoft Showcase School. Isso significa que, agora, a Escola participa da comunidade mundial de escolas da Microsoft, que fomenta o desenvolvimento de vivências escolares imersivas e inclusivas, aperfeiçoando os conhecimentos dos educandos.

O protagonismo do Colégio no Ceará quanto ao uso de tecnologias em sala de aula, alcança um novo patamar: assume a posição de primeira Escola do Nordeste membro dessa comunidade global, que possui o compromisso de possibilitar aos estudantes, educadores e colaboradores a oportunidade de desenvolver as habilidades do século 21.

Uma Escola que pensa e trabalha em equipe, conectada com o mundo e com as inovações pedagógicas, que potencializam as competências e qualidades humanas essenciais à vida.

Por que somos Show?

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Em uma Escola Showcase o processo de construção do conhecimento acontece mediado pelo uso de tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras. Essas práticas reforçam a atuação dos estudantes e educadores do Colégio Paraíso, que representam uma nova vanguarda do conhecimento, contribuindo para pensar a inovação educacional no Nordeste, dispondo dos seguintes diferenciais pedagógicos:

Office 365: uma suíte de aplicativos e ferramentas para tornar o aprendizado ainda mais eficiente e produtivo. Tanto educadores como estudantes dispõem do pacote de escritório da Microsoft e de todas as suas potencialidades, como o Sway: uma aplicação que permite criar uma página apresentável, combinando texto, fotos, vídeos e outras mídias. Há também ferramentas de comunicação, como o TEAMS: para atender às crescentes necessidades de colaboração dos educandos em um ambiente seguro, o recurso proporciona além da troca de mensagens instantâneas, a possibilidade de integração com outros utilitários do Office 365, o compartilhamento de conteúdo e vídeo chamada, potencializando a colaboração e a construção de conhecimento;

Minecraft Education Edition: os jogos educacionais são excelentes ferramentas de ensino, por alinhar os conteúdos ao lúdico. O Minecraft Educacional é um grande exemplo. Com ele o professor pode trabalhar temas como, por exemplo, planejamento urbano, biodiversidade e geometoria, possibilitando a colaboração, a resolução de problemas e a criatividade. Portanto, tanto educadores quanto educandos ganham aplicações significativas para o estudo;

Skype em sala de aula: por meio de vídeoconferência nossos estudantes podem conversar e compartilhar ideias com alunos de outros países, uma significativa experiência cultural. Essa é uma importante ferramenta para estabelecer o contato com povos estrangeiros, principalmente para os educandos que estão aprendendo uma segunda língua, como aqueles do Programa Bilíngue;

Hacking STEM: Essa estratégia pedagógica permite o aprendizado por meio de experiências hands on, mão na massa, sobre os mais variados conteúdos que englobam as ciências exatas e da natureza. Um bom exemplo é a construção de máquinas que imitam humanos: os alunos constroem modelos robóticos de papelão e canudo para compreender a anatomia e biomecânicade partes do corpo humano. Nessa mesma experiência, eles conduzem testes e visualizam os dados obtidos em Excel, com o intuito de gerar novas ideias, visando ao melhor desempenho;

Espaço Maker: um verdadeiro laboratório tecnológico onde é realizada a exploração de conhecimentos, a construção de projetos, o aprendizado colaborativo. Nele, os estudantes aprendem pesquisando, testando, dando formas as suas ideias através de impressoras 3D, máquina de corte a laser, mercearia e equipamentos de mecânica;

Espaçonave: pensando nas competências e habilidades do século XXI, esse é um espaço criado para potencializar e dar vazão as ideias dos estudantes, mediantes práticas diferenciadas como Design Thinking e LEGO serious play. Aqui, eles podem melhorar o raciocínio lógico, estimular o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e fazerem novas descobertas intermediadas pelas ferramentas de produtividade do Office 365;

Robótica Educacional: interdisciplinar, a Robótica é condutora de tecnologias que atuam no desenvolvimento das aptidões humanas e que potencializam a execução das atividades cotidianas. Ela contribui para a formação de sujeitos autônomos frente à tecnologia, que passarão de consumidores a formuladores, produtores que entendem, planejam, criam e gerenciam as inovações técnicas;

Metodologias Ativas: são meios e recursos de ensino que inserem o estudante como agente principal do processo ensino-aprendizagem. O educando deixa de ser espectador da educação e torna-se protagonista; São exemplos dessas metodologias a STEAM, que estimula, sobretudo, a criatividade, envolvendo várias áreas do conhecimento de forma interdisciplinar; e a PBL que incentiva o aprendizado dos conteúdos baseado em problemas reais;

Esses são alguns dos muitos diferenciais de uma Escola Showcase Microsoft. Venha conhecer esses e outros, presencialmente. Acompanhe a inovação pedagógica, ao passo que ela acontece.