Conheça o Colégio Paraíso Conceito, uma das mais inovadoras estruturas escolares do Nordeste. Nossa instituição conta com uma estrutura moderna com espaços alinhados ao projeto pedagógico, além da educação internacionalmente premiada que prepara para os novos tempos.
Saiba MaisInspirada no que há de mais atual, no Brasil, no segmento educação, a unidade Paraíso Conceito é uma das mais inovadoras estruturas escolares de todo o Nordeste. Nela nossos alunos contam com áreas amplas e verdes, espaços de convivência e relaxamento, salas de aula amplas e modernas, cozinha experimental, espaço maker, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, salas de artes, diversos ambientes para práticas esportivas e locais para aprendizagem criativa e lúdica, além de uma enfermaria equipada.
Além de toda a estrutura física, contamos com profissionais de excelência, professores e colaboradores dedicados e criativos, todos escolhidos à dedo para compor a equipe que deve cuidar das nossas crianças.
O Ensino Integral potencializa o aprendizado
Buscando atender às demandas de um novo contexto de sociedade e de mundo, agora o Colégio Paraíso oferece a opção de Período Integral, na Unidade Paraíso Conceito, para alunos do Infantil II ao 5° ano do Ensino Fundamental.
A Educação no tempo integral promove participação em experiências contínuas enriquecedoras em diferentes áreas do conhecimento, efetivando a aprendizagem. Permite a socialização e a integração que levam a desenvolver aspectos importantes, como empatia e liderança.
Ficando mais tempo na Escola, pode-se explorar mais efetivamente as habilidades artísticas, culturais, musicais e esportivas que ampliam o desenvolvimento e estimula a expressão corporal, estética e expressiva. Com diversidade de atividades bem planejadas e acompanhamento psicopedagógico adequado, o aluno conquista autonomia devido ao maior contato com os processos educativos.
O espaço é seguro e organizado de modo a favorecer as inter-relações. A adequação de cada ambiente propicia a realização das atividades prazerosamente; incentiva novos experimentos que aperfeiçoam habilidades e competências.
Um ensino com diferencial
Estar na escola o dia inteiro possibilita ampliar os interesses, descobrir talento, desafiar limites e vencer desafios; aprender a gerenciar os sentimentos de frustração e de impotência. As inter-relações ajudam na construção da identidade e na formação de grupos por afinidades além de promover o trânsito por outros diferentes grupos, o que gera respeito às diferenças, além de tantas outras.
Acompanhamento pedagógico na orientação de estudos e tarefas
A rotina de estudo e de tarefas escolares, muitas vezes, sofre interferências externas, como assistir à TV, a YouTubers; navegar pelas redes sociais; jogos eletrônicos, dentre outros. Estando na escola, o estudo e a realização das tarefas são supervisionados pela equipe pedagógica que orienta e incentiva o aluno a ter responsabilidade e autonomia; isso gera autoconfiança. Confiar que pode contar com ajuda de pessoas qualificadas, quando necessário, é estimulante.
Outra vantagem de ter acompanhamento pedagógico é utilizar com qualidade o tempo; o aluno aprende a aproveitar bem os momentos tanto de estudo como os de recreação.
Aprimora o rendimento do aluno
Progressivamente, estabelece o hábito do autocuidado, desenvolve o senso crítico e a autossuficiência. As tarefas bem planejadas e bem organizadas exigem do aluno dedicação, pesquisa, criatividade e disciplina na realização de cada uma delas; mesmo as recreativas possuem um fim pedagógico.
O aluno se adapta à rotina de aprendizagem que o leva a desenvolver habilidades necessárias a cada aspecto de sua Educação em menor tempo. O aluno, então, acostuma-se ao ritmo de estudo adquirido e consegue superar os desafios com mais facilidade. Já se constata melhor rendimento de alunos de tempo integral em relação a outros.
Desenvolvimento do senso identidade e autonomia
Sendo em grupo ou individualmente, as tarefas incentivam o aluno a se desafiar, a se conhecer e a superar as dificuldades. A autonomia é conquistada por meio de tarefas dirigidas que proporcionam ao aluno identificar problemas. Esses momentos são oportunos para o aluno se perceber como indivíduo, aceitar-se como também acreditar que é capaz, isso permite ao aluno lidar com seus sentimentos e buscar soluções.
Fazer parte de grupos cria identidade. Sentir-se parte de algo é benéfico do ponto de vista que gera empatia, redefine, por hierarquia, o grau de prioridades. Ou seja, o aluno se autoafirma sem minimizar a necessidade do outro.
Promove mais interação, integração e socialização
Ter contato com diferentes ideias tira o aluno do centro e desenvolve a empatia. Estabelece respeito às diferenças e a convivência em grupo gera responsabilidades que promovem as relações interpessoais naturalmente.
As individualidades ganham a mesma importância, comportamentos são definidos por critérios que evidenciam valores inerentes à construção de pessoas respeitosas conscientes dos seus deveres na sociedade mediante interação de qualidade.
Aproveitamento do tempo otimizado
As atividades bem programadas preenchem o dia com conhecimentos válidos, importantes para a construção humana. São tarefas bem distribuídas, diversificadas e de qualidade, com momento de recreação pré-definidos, que propicia vivência mais rica, envolvendo as dimensões globais do aluno com crescimento intelectual e social.
Em casa, na ausência dos pais, acompanhados por uma babá, a criança é privada de um acompanhamento especializado. A dispersão é mais provável e, sem orientação de um pedagogo, a tendência é o aluno realizar as tarefas parcialmente, caso surjam dúvidas ou não as realizar nesse momento.
Utilização da tecnologia para educação
Os espaços de Habilidades Digitais conectam as atividades desenvolvidas em sala de aula presencial para o meio virtual, onde os estudantes colocam em prática ou aprofundam o conteúdo por meio do uso das ferramentas digitais.
Através do Letramento Digital que faz uso de multiletramentos e aborda o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao uso dos recursos digitais com proficiência, bem como as práticas socioculturais e os sentidos e reflexões sobre as o uso de tecnologia.
Maior contato com lazer e cultura
O contato mais profundo com cursos (teatro, canto, desenho, etc.), oficinas (artesanato, artes plásticas, pinturas, etc.), e recreações (música, dança, jogos pedagógicos, feiras, etc.) promove a descoberta de afinidades, de aptidões e de habilidades essenciais à formação do indivíduo.
O aluno participa de experiências que o levam a ultrapassar as barreiras técnicas e sensoriais. Enriquece os conhecimentos adquiridos e fortalece os valores.
Aperfeiçoamento dos hábitos de higiene
No Período Integral, as crianças são ensinadas com muita naturalidade a realizar todas as tarefas voltadas aos cuidados com a higiene – como pentear os cabelos, escovar os dentes e até tomar banho. Com a influência dos colegas, as ações de higiene são realizadas sem questionamentos; fazem parte do programa das tarefas que têm de ser feitas diariamente e um acaba incentivando o outro.
Cardápio preparado por nutricionista
Cuidado com a alimentação adequada. Cardápio balanceado de modo a oferecer nutrientes, como vitaminas, proteínas entre outros na quantidade certa para a manutenção da saúde, evitando o risco de obesidade, diabetes e outras doenças que estão aparecendo cada vez mais cedo devido a uma alimentação inadequada.
Com a orientação de um nutricionista, a alimentação preparada ofertará tudo que a criança precisa para crescer forte e saudável.
Incentivo à prática de esporte
No tempo integral, o aluno possui um leque de opção; pode investir no seu talento e descobrir outros. A tomada de consciência do próprio corpo leva a superar limites e ganhar qualidade de vida (física, mental, emocional e social).
A garantia da orientação de um profissional qualificado desperta a confiança e motiva o aluno a descobrir os pontos fracos e os fortes; a enfrentar os desafios e a respeitar regras e as limitações do outro.
Acesso à enfermaria durante todo o dia
O Paraíso é uma das escolas pioneiras no lançamento do Consultório de Enfermagem em Escolas do Brasil, em parceria com a Startup BT Care, assim aluno do período integral conta com enfermaria especializada em pediatria durante todo o dia. A equipe é composta por uma enfermeira e duas consultoras; já o ambiente é composto por seis espaços para cuidados básicos e um avançado. A enfermaria oferece suporte para possíveis emergências e alunos com doenças crônicas, necessidades especiais, ansiedade e problemas alérgicos.
O BT Care é também Laboratório Brinquedo Terapêutico, que ensina por meio de brincadeiras e brinquedos habilidades de cuidado em saúde e preparo para situações de emergência.
Ensino bilíngue intensificado
As crianças com vivência bilíngue enxergam o mundo por outros ângulos, estando mais capacitadas para enfrentar os novos desafios do futuro. Os alunos do período integral têm uma imersão ainda mais profunda na segunda língua: o inglês é inserido com naturalidade no cotidiano dos alunos, em sinalizações, conversações, atividades e aulas que vão além da carga horária comum.
Todos os alunos do Infantil III até o 8° ano tem acesso ao ensino bilíngue.
Uma das nossas principais considerações é sempre a saúde e o bem-estar de toda a nossa comunidade. Por isso, tomamos todos os cuidados necessários para garantir que nosso ambiente escolar seja seguro e saudável.
Nosso Colégio é uma instituição reconhecida e celebrada pelas inovações no ensinar e aprender. Contamos com espaços para desenvolvimento de habilidades que preparam estudantes do futuro.
O aprendizado não acontece apenas na sala de aula: Ele se estende por todos os espaços do nosso colégio, inclusive aqueles utilizados para brincadeiras. Assim, os alunos aprendem de maneira lúdica e desenvolvem habilidades.
No período integral, a rotina do aluno é reestruturada, assim, ele ganha mais tempo para se dedicar a atividades extraclasse, além de adquirir habilidades importantes como organização e responsabilidade.
O nosso modo de educar não é apenas mais um entre tantas outras maneiras de formar cidadãos para o mundo. O Colégio Paraíso prima por uma formação integral, abrangendo os valores humanos, a iniciação científica e o desenvolvimento das competências essenciais à formação de crianças e jovens. Nossas metas e propósitos na Educação estão alinhados às necessidades e desafios que caracterizam este século com as inovações e particularidades apresentadas, Formando a Geração dos Novos Tempos.
Saiba mais