Colégio Paraíso
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo – Migração e movimento

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo – Migração e movimento

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo – Migração e movimento, 9 de agosto de 2018

  • 08/08/2018


Os povos indígenas estão entre as populações mais vulneráveis do mundo. Este Dia Internacional é uma oportunidade para sensibilizar a opinião pública sobre sua situação precária, particularmente em relação à migração, que é o tema desse Dia em 2018.

A migração influencia o modo de vida de muitos povos indígenas, sejam eles nômade-pastoris que seguem o calendário da transumância, assim como os pastores de gado Fulani Vermelho na África Ocidental, cuja migração sazonal abrange vários milhares de quilômetros; ou caçadores-coletores que viajam várias centenas de quilômetros quadrados para se beneficiarem dos recursos exclusivos de seu ecossistema e para preservarem um equilíbrio delicado, como os povos do deserto do Kalahari e da Bacia do Congo, por exemplo.

Entretanto, os povos autóctones atualmente estão cada vez mais expostos à migração forçada, que com frequência é resultado de desastres ecológicos e sociais e de conflitos políticos. Expulsos de seus territórios, eles veem seus estilos de vida e culturas se desintegrarem e desaparecerem, muitas vezes sem qualquer perspectiva de retorno.

Nossa Organização trabalha com os povos indígenas para ajudá-los a enfrentar os desafios futuros, de acordo com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Assim, no Sudão do Sul, em colaboração com as autoridades locais e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a UNESCO conduz um programa de estudo para as sociedades pastoris, que abre caminho para o estabelecimento de sistemas educacionais adaptados aos povos transumantes. Para enfrentar o problema das migrações forçadas, a UNESCO também promove políticas de inclusão ao contar com o apoio de várias redes, como a Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis (International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities – ICCAR), que acolhe refugiados e migrantes.

Neste Dia Internacional, reafirmamos nosso total compromisso com a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, aprovada em 2007; e convocamos a comunidade internacional a se mobilizar para assegurar total respeito pela dignidade, pelo bem-estar e pelas liberdades fundamentais dos povos indígenas.

Fonte:UNESCO



fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Endereço

SEDE CENTRO

Rua São Benedito - 344
São Miguel
Juazeiro do Norte - CE

Ver no Mapa
SEDE LAGOA SECA

Rua Gomes de Matos - 420
Planalto
Juazeiro do Norte - CE

Ver no Mapa

Telefones

(088) 3512-1034
(088) 2141-5034


ATENDIMENTO AUTOMÁTICO
(088) 99448-9689

E-mail

SUPORTE

possoajudar@cparaiso.com.br


RECURSOS HUMANOS

rh@cparaiso.com.br