Colégio Paraíso
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Sugestões de Leitura

Sugestões de Leitura

  • 01/01/2017


Logo abaixo, você encontrará uma lista com importantes obras literárias, que narram histórias, fatos e a vida de personagens que enriquecem a imaginação do (a) leitor (a).

Faça a leitura dos resumos, selecione um livro de seu interesse, venha até a biblioteca pegá-lo e depois o leve para a casa. Ler é um ato único de conhecimento de mundo e dos mistérios que o cercam.

A história singela do reencontro afetivo entre um neto e seu avô é entremeada pela busca de uma senha perdida. As palavras são senhas para nossa entrada no mundo das significações, para mergulharmos dentro de nós mesmos e para nos relacionarmos com os outros, dando ocasião à magia do encontro. Mas, se não tentarmos decifrar os enigmas da própria vida, poderemos permanecer à margem dela. Por isso, cada pessoa tem de descobrir sua palavra mágica.

{titulo}

Dois mundos distantes em perigo. Só a vontade e a determinação de quatro amigos pode salvá-los. Já pensou? Sentar em frente a um computador, ou um tablete, pra se divertir um pouquinho e acabar vivendo uma incrível aventura que acaba por transformá-lo num herói intergaláctico? É sério! Embarque nesta história e viaje num texto muito original em que o autor cria um jogo fascinante com os sons das palavras. Um trabalho inteligente que mexe com a imaginação e amplia a criatividade.

Verão chuvoso no Rio de Janeiro, Ludi passa o dia assistindo à TV. Um dia o aparelho deu problema, mas a menina estava mesmo tão vidrada em televisão que acabou conseguindo ser "sequestrada" por aquela caixinha mágica. Foi um acidente, mas ela bem que aproveitou para fazer das suas, mexendo e remexendo na programação de todos os canais, interferindo em novelas, entrevistas, comerciais e desenhos.

{titulo}

Você está convidado a curtir uma aventura em um museu de arte muito especial. Cada uma das suas sete torres guarda segredos e histórias, além de obras de arte de um movimento artístico. Sustos, desafios, descobertas, mapas, cadernos mágicos, charadas e adivinhações fazem parte desse passeio e além de apreciar as obras de arte você vai aprender de que maneira se comportar em um museu de verdade. Divirta-se e descubra que a arte é e sempre foi muito importante na vida das pessoas.

Neste livro a autora discute as formas de enfrentamento dos conflitos – inevitáveis no convívio humano – mas que podem ser trabalhados por meios não violentos. Saber usar bem o instinto da agressividade, canalizando-o para atividades construtivas, estimular a "escuta sensível", a capacidade de fazer acordos pelos recursos da comunicação são maneiras de nos ajudar a superar os aspectos perversos de uma sociedade individualista e centrada no lucro e no consumo progressivo.

{titulo}

Este livro não pretende ensinar a viver, porque não é um manual com dicas e mandamentos comportamentais; mas do seu jeito simples, quase despretensioso, quer ser apenas um foco de luz e reforçar os propósitos de quem deseja ser e viver melhor. O autor concebeu e o escreveu a partir de fatos do cotidiano recolhidos no exercício do seu ministério pastoral. Por isso, é um livro que nasce da vida, e não poderia querer outra coisa que não fosse ajudar os leitores a cultivar a alegria de viver.

"Rios da Alegria" mergulha com rara sensibilidade psicológica na complexa personalidade dos jovens que começam a se abrir para a vida. A autora lhes indica com força poética por onde correm os rios da alegria e da paz. A autora mistura todos os elementos com que um jovem vai tateando o caminho desconhecido rumo ao amor e ao encontro com o outro, como só os verdadeiros poetas sabem fazer. As pedras, o vento, os pássaros e os sonhos, os barcos e as estrelas, o mel da jabuticaba são a bússola sempre ao alcance da mão.

{titulo}

Comer é um dos maiores prazeres da vida. Mais do que prazer, é uma necessidade. Sem alimento nenhum ser vivo sobreviveria. Ao longo do tempo, povos de diferentes culturas criaram seus hábitos alimentares, contribuindo para o desenvolvimento da gastronomia, que é a arte de cozinhar e criar pratos saborosos e originais. Porém, o mais importante na relação com os alimentos é saber que eles são a nossa fonte de vida. Você já deve ter ouvido a frase "somos aquilo que comemos". Portanto, ao escolher o que vamos comer, estamos escolhendo também se queremos ter um corpo e uma vida saudáveis.

O livro descreve as festas tradicionais da cultura popular seguindo as datas comemorativas do ano, fazendo referência a regiões, origem, músicas, histórias, lendas, danças (como o frevo, o samba, instrumentos musicais que acompanham) etc. Alguns exemplos – Festa do Divino, Bumba-meu-Boi, Festa de São João, Carnaval, Maracatu, Congada, Reisado, Ciclo Natalino. Mostra obras de arte com a temática "festas e tradições" sob o olhar de diferentes artistas plásticos acadêmicos, modernos, contemporâneos.

{titulo}

Este livro narra a história de Macacote e Porco Pança que vivem na floresta. A vida deles é quase uma festa, quase, porque Macacote é meio amalucado e vê inimigos por todo lado. Apesar de Porco Pança ter bom coração, será que vai poder tirá-lo da confusão?

O enredo se prende ao relacionamento entre o homem, o meio, a afirmação pessoal e a procura do sentido da vida. Eduardo, jovem engenheiro, ambicioso e preso à necessidade de realizar-se profissionalmente, sofre um acidente provocado pela vida atribulada que levava. Obrigado a ficar imóvel por alguns meses, angustia-se, desanima-se e questiona-se: seria o ter coisas materiais a finalidade máxima?

{titulo}

O menino Francisco nasce em Portugal e vem pequeno com o pai para o Brasil, atravessando os mares numa enorme caravela de velas brancas. Na chegada ao porto de Santos, fica impressionado com a extensão das praias, com o verde intenso das folhas, com o brilho do sol – e também com os índios. "Solta o sabiá" é uma lição de liberdade, responsabilidade e respeito pela vida.