Colégio Paraíso
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Aluna do Paraíso é destaque em Feira nos EUA

Aluna do Paraíso é destaque em Feira nos EUA

Ana Luísa levou para o evento, um projeto de irrigação com garrafas Pet.

  • 25/06/2012


A aluna Ana Luísa Lopes Marques Coutinho, do Colégio Paraíso, ficou em 4º lugar no mundo e foi a única representante do nordeste brasileiro a ser premiada na maior feira de ciências e engenharia para alunos do ensino médio, a Intel ISEF acontecida em Pittsburgh, nos Estados Unidos. A estudante levou para o evento o seu projeto sobre a reutilização de garrafas pet na construção de sistemas de irrigação.

Confira as imagens deste evento.

Para chegar a essa feira, nos Estados Unidos, Ana Luísa já havia se destacado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) em São Paulo, onde ficou em 3º lugar na categoria Ciências das Plantas e recebeu como prêmio uma bolsa de iniciação cientifica. Ana Luísa também foi destaque na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela ficou em 2º lugar e recebeu a credencial para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu no Rio Grande do Sul. Foi nessa feira, onde o seu trabalho ficou entre os nove melhores, que a aluna foi escolhida para representar o Brasil da Intel ISEF.

A Intel ISEF aconteceu entre os dias 13 e 18 de maio, na cidade de Pittsburgh, nos EUA. Participaram 1549 jovens cientistas de 68 países, que apresentaram 1249 projetos, sendo 21 do Brasil.

O projeto de Ana Luísa é destaque em todas essas feiras por utilizar garrafas PET, material reutilizável e de baixo custo para trabalhar a irrigação de plantações. Sua proposta, além de ecologicamente correte, proporciona economia de água e é de fácil construção e manuseio.

Esse foi o primeiro projeto da aluna que não pensa em parar por aqui não. "São experiências que vou levar por toda minha vida. O quanto se aprende, as oportunidades que se abrem, as pessoas e lugares que se conhece e a chance de representar bem o seu país e sua região, é uma sensação indescritível. Ouvi certa vez de um professor : o mundo da pesquisa e da ciência é como um vírus que nos contamina e que nunca mais sai de nós."

Ana Luísa Lopes Marques Coutinho. Mais um destaque. Mais um orgulho do Colégio Paraíso!