Colégio Paraíso
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Aula de campo aborda aspectos históricos, geográficos e naturais do interior cearense

Aula de campo aborda aspectos históricos, geográficos e naturais do interior cearense

Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II e 1ª série do Ensino Médio visitaram as cidades de Missão Velha, Juazeiro do Norte, Crato e Icó.

  • 11/03/2013


No último dia 23 de fevereiro, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental I participaram de aula de campo em três cidades da Região Metropolitana do Cariri: Juazeiro do Norte, Crato e Missão Velha. Os estudantes acompanharam de perto os temas vistos em sala de aula sobre clima, solo, vegetação, ecologia, economia, formação geológica e geomorfológica da Chapada do Araripe, bem como os impactos da urbanização na natureza.

Confira as imagens deste evento.

Além disso, temas como o povoamento do Cariri, aspectos dos índios Cariris, sedição de Juazeiro, Padre Cícero e um estudo de caso sobre o rio Grangeiro, em Crato, que tratou da poluição da água e as doenças causadas pela sua contaminação, também foram abordados. Os alunos visitaram a Cachoeira de Missão Velha, o Casarão do Padre Cícero, na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, e o canal do Rio Granjeiro, na cidade de Crato.

As aulas foram ministradas pelos professores Sylvio César, Róbinson Sousa, Francinete Brito, Aline Evelyn e Luciana Moura.

HISTÓRIA DE ICÓ

Para conhecer os aspectos históricos da cidade de Icó, no interior do Ceará, os alunos da 1ª série do Ensino Médio realizaram aula de campo naquela cidade, no último dia 02. Durante a visita, os estudantes tiveram aulas de história, que contou sobre as primeiras ocupações da cidade, a influência política da cidade no passado, movimentos políticos e outros fatores; aulas de geografia, aprendendo sobre o clima, solo, topologia, bioma, aspectos demográficos, entre outros temas locais; e, por último, aulas de biologia, com tema principal na epidemia de cólera na cidade, em 1862.

Confira as imagens deste evento.

Francinete Brito, Sylvio César, Natanael Félix e Agda Leila foram os professores responsáveis pelas explicações, que também contou com a participação do morador da cidade de Icó, Altino Afonso.