Notícia - Colégio Paraíso
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Comunicado sobre as avaliações bimestrais

Comunicado sobre as avaliações bimestrais

  • 23/06/2020


Senhores pais/responsáveis,
Esperamos que todos estejam bem e com saúde!

Em meio a tantos aprendizados que temos compartilhado, sentimos a necessidade de reforçar para os senhores o nosso ideário sobre avaliação.

A nossa prática avaliativa sempre teve, mesmo antes deste contexto de pandemia, um caráter processual, diário, contínuo com a finalidade de diagnosticar e registrar, por meio de vários instrumentos (trabalhos em grupo, trabalhos individuais, apresentações, portfólios, comentários, debates, participações durante as aulas, TR (Teste de Rotina), TS (Teste Semanal), tarefas de casa e de sala, Avaliações Parciais, Avaliações Bimestrais, Simulados, etc.), avanços e dificuldades dos alunos para que nos momentos de planejamentos semanais com os professores possamos discutir ações/ estratégias que proporcionem melhoria ao aprendizado.

Neste período de isolamento social, temos utilizado mais frequentemente o portfólio como um instrumento avaliativo em várias turmas, sobretudo na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), uma vez que esse instrumento permite ao professor revisitar o processo de aprendizagem mediante a retomada de tarefas, observando e refletindo o desempenho do aluno.

Já os alunos do Ensino Fundamental (tanto os Anos Iniciais quanto os Finais) e do Ensino Médio, dentre outros mecanismos, estão tendo um contato mais intenso com a pesquisa, como instrumento de avaliação. Quando se fala em pesquisa, neste contexto, é preciso compreender que o aluno precisa ter domínio dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas para estar familiarizado com as fontes de leitura/investigação sobre as quais irá se debruçar, pois toda pesquisa se realiza a partir de um pressuposto teórico. O estudante, no papel de pesquisador, tem a possibilidade de analisar, refletir e solucionar situações-problema que lhe foram propostas e apresentar uma resposta autoral, ou seja, original, construída por ele próprio a partir das pesquisas realizadas em várias fontes, além de possibilitar a construção de um sujeito ético, crítico e autônomo em relação a si mesmo e ao meio, em que está inserido.

Estamos nos aproximando do final do 2º bimestre e iniciaremos as avaliações bimestrais a partir do dia 29/06. Disponibilizamos a seguir o calendário de Avaliações Bimestrais do seu filho. Pedimos a colaboração dos senhores da seguinte forma:

  • Acompanhe junto com o seu filho o calendário de avaliações bimestrais;
  • Organize um espaço tranquilo para que ele possa realizar as avaliações durante esse período;
  • Evite o máximo possível interrompê-lo durante a realização das avaliações;
  • Estimule-o a valorizar mais a aprendizagem do que apenas a nota, pois a nota é a consequência, resultado final da dedicação aos estudos realizados diariamente.

Seguem os calendários de Avaliações Bimestrais:

Fundamental II
6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO
Ensino Médio
1º ANO 2º ANO
Turmas Olímpicas
ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO MÉDIO
7º ANO 8º ANO 9º ANO 1º ANO 2º ANO