Comunicado sobre as avaliações bimestrais
Senhores pais/responsáveis,
Esperamos que todos estejam bem e com saúde!
Em meio a tantos aprendizados que temos compartilhado, sentimos a necessidade de reforçar para os senhores o nosso ideário sobre avaliação.
A nossa prática avaliativa sempre teve, mesmo antes deste contexto de pandemia, um caráter processual, diário, contínuo com a finalidade de diagnosticar e registrar, por meio de vários
instrumentos (trabalhos em grupo, trabalhos individuais, apresentações, portfólios, comentários, debates, participações durante as aulas, TR (Teste de Rotina), TS (Teste Semanal),
tarefas de casa e de sala, Avaliações Parciais, Avaliações Bimestrais, Simulados, etc.), avanços e dificuldades dos alunos para que nos momentos de planejamentos semanais com os
professores possamos discutir ações/ estratégias que proporcionem melhoria ao aprendizado.
Neste período de isolamento social, temos utilizado mais frequentemente o portfólio como um instrumento avaliativo em várias turmas, sobretudo na Educação Infantil e Ensino Fundamental
(Anos Iniciais), uma vez que esse instrumento permite ao professor revisitar o processo de aprendizagem mediante a retomada de tarefas, observando e refletindo o desempenho do aluno.
Já os alunos do Ensino Fundamental (tanto os Anos Iniciais quanto os Finais) e do Ensino Médio, dentre outros mecanismos, estão tendo um contato mais intenso com a pesquisa, como instrumento
de avaliação. Quando se fala em pesquisa, neste contexto, é preciso compreender que o aluno precisa ter domínio dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas para estar familiarizado com as
fontes de leitura/investigação sobre as quais irá se debruçar, pois toda pesquisa se realiza a partir de um pressuposto teórico. O estudante, no papel de pesquisador, tem a possibilidade de
analisar, refletir e solucionar situações-problema que lhe foram propostas e apresentar uma resposta autoral, ou seja, original, construída por ele próprio a partir das pesquisas realizadas
em várias fontes, além de possibilitar a construção de um sujeito ético, crítico e autônomo em relação a si mesmo e ao meio, em que está inserido.
Estamos nos aproximando do final do 2º bimestre e iniciaremos as avaliações bimestrais a partir do dia 29/06. Disponibilizamos a seguir o calendário de Avaliações Bimestrais do seu filho.
Pedimos a colaboração dos senhores da seguinte forma:
- Acompanhe junto com o seu filho o calendário de avaliações bimestrais;
- Organize um espaço tranquilo para que ele possa realizar as avaliações durante esse período;
- Evite o máximo possível interrompê-lo durante a realização das avaliações;
- Estimule-o a valorizar mais a aprendizagem do que apenas a nota, pois a nota é a consequência, resultado final da dedicação aos estudos realizados diariamente.
Seguem os calendários de Avaliações Bimestrais: