fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Paraíso Geográfico – Aula prática traz resgate cultural sobre a região do Cariri

Paraíso Geográfico – Aula prática traz resgate cultural sobre a região do Cariri

  • 01/03/2019


Estudantes do 6º ano do Colégio Paraíso visitaram este mês as cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri, onde se encontram artefatos dos índios Kariri, bem como fotos e outros objetos diversos, que oferecem um resgate cultural para o entendimento de como se deu o início da população caririense.

A aula de campo é uma iniciativa do projeto Paraíso Geográfico, que tem por intuito oportunizar aos educandos experiências significativas a respeito do patrimônio histórico-cultural da região.

primeira parada foi a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda. A visita, guiada pelos guias-mirim da ONG, contextualizou conteúdos da disciplina de História.

image
Memorial do Homem Kariri, Nova Olinda-CE.

Em seguida, os discentes seguiram para Santana do Cariri, onde visitaram o Casarão do Coronel Felinto. Construído no século XIX, a casa foi o centro da vida política, social e cultural de Santana. Também foi palco de diversos conflitos políticos entre os anos de 1925 e 1927. O estudante Pedro Paulo Ferreira, destaca um fato que achou curioso “O casarão foi fundado em 1911 e até hoje está de pé. Também servia para o ensino do catecismo e funcionava como escola, para onde a esposa do coronel trazia até pessoas de outras cidades para dar aula”. A casa abriga objetos antigos variados, incluindo um belo livro ilustrado em francês, que pertenceu à Generosa Amélia da Cruz, esposa do coronel. Após a morte dele, Generosa tornou-se prefeita de Santana do Cariri, tendo sido a primeira mulher prefeita do Ceará e a segunda do Brasil.

image
Estudantes visitam o Casarão do Coronel Felinto, Santana do Cariri-CE

image
Estudantes em visita ao Museu de Paleontologia, Santana do Cariri-CE.

Depois da visita ao Casarão, seguiu-se para o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, onde – após breves orientações dos profissionais do local – os estudantes ficaram livres para explorar o Museu, acompanhados de pertos pelos professores de Biologia e História, Calebe e Nathan. Por intermédio de uma grande maquete, recapitularam, na prática, a formação das bacias e suas estruturas. Dentro do museu, também, puderam conhecer como eram os dinossauros encontrados na nossa região e outros tipos de fósseis.


A última parada da aula de campo foi o Pontal de Santa Cruz, também localizado em Santana. O pontal é local de vista panorâmica privilegiada da Chapada do Araripe. Lá, os estudantes tiveram uma aula de Geografia e Filosofia, em que foi fomentada a importância da chapada para a região do Cariri.

As aulas de campo do Projeto Paraíso Geográfico, realizadas mensalmente, ocorrem em cidades e em áreas rurais, que possuem relevância histórica e ecológica para o Cariri e o mundo.

image
Parada final: Pontal de Santa Cruz, Santana do Cariri-CE.