Colégio Paraíso
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Ouro da Casa: ex-aluno do Colégio Paraíso é referência internacional em cirurgias ginecológicas com pele de tilápia

Ouro da Casa: ex-aluno do Colégio Paraíso é referência internacional em cirurgias ginecológicas com pele de tilápia

  • 11/09/2019


Idealizador da técnica pioneira que utiliza pele de tilápia em cirurgias ginecológicas, o médico Leonardo Bezerra concluiu os estudos no Colégio Paraíso (CP) em 1988. Dedicado e vocacionado a seguir carreira na área da Saúde, foi aprovado em 1º lugar no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). À época, o único curso da área em todo o Estado.

Dr. Leonardo atribui ao CP a responsabilidade pela educação íntegra que teve e pela aprovação destaque na UFC. “O Colégio Paraíso, de fato, foi responsável por eu ter uma formação sólida, sobretudo, uma formação humana. Eu tive a grata honra e felicidade de ser fruto desse projeto, que fez com que eu conseguisse galgar a Universidade Federal do Ceará e tornar-me médico”, afirmou.

Hoje, Dr. Leonardo, que aqui estudou da Educação Infantil ao Ensino Médio, também é professor do curso que o graduou e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas (Mestrado e Doutorado) na mesma instituição.

Carismático, o médico palestrou para os estudantes vestibulandos do CP, durante visita realizada em setembro à Escola. Além de falar da sua pesquisa com pele de tilápia, Leonardo compartilhou com os estudantes os desafios de ser médico, as vitórias e o que, na opinião dele, desperta o desejo de construir carreira na área. “A vocação para fazer medicina tem que ser baseada na vontade de cuidar”, destacou.

image
Dr Leonardo falou sobre sua pesquisa e a vocação para ser médico


A pesquisa com pele de tilápia

Com atuação médica especializada em ginecologia, Dr. Leonardo comanda, na Universidade Federal do Ceará, renomada pesquisa com prótese de pele de tilápia para reconstrução do canal vaginal. “A nossa pesquisa pega a pele de tilápia, que antes era descartada, para a reconstrução de algumas estruturas do corpo humano. Inicialmente, nossos projetos foram feitos com pessoas vítimas de queimados e, hoje, a gente utiliza a pele de tilápia para a reconstrução do canal vaginal”, explica.

O estudo, que nasceu no Ceará, rapidamente ganhou o mundo devido aos seus amplos benefícios às pacientes, como detalha Dr. Leonardo. “A grande vantagem [da cirurgia ginecológica com pele de tilápia] é a rapidez do procedimento, a simplificação e a ausência de outras incisões”, destaca, prosseguindo com um comparativo. “As técnicas clássicas utilizadas para a reconstrução do canal vaginal usam grandes ressecções [retiradas] de pele da paciente, deixando cicatrizes estigmatizantes, dolorosas, além de recuperações demoradas com custos maiores aos hospitais”, explica.

image
Médico Leonardo Bezerra, durante palestra para os estudantes do Ensino Médio


Outra grande vantagem informada pelo médico é a possibilidade quase nula do organismo do paciente rejeitar a prótese, diferentemente do que acontece com próteses criadas a partir de tecidos bovinos e suínos. Algo que acontece devido ao cruzamento de infecções entre os seres humanos e os animais, o que não acontece com a tilápia.

As pesquisas envolvendo a pele de tilápia, iniciadas há cerca de 6 anos com vítimas de queimaduras, já beneficiam pessoas há pelo menos 4 anos. Há, aproximadamente, 2 anos, vêm sendo usadas para a reconstrução do canal vaginal. Até o momento, 15 pacientes já passaram por cirurgias, utilizando a técnica. Dentre elas, 12 pacientes com vítimas de agenesia vaginal, 1 vítima de câncer e duas pacientes transexuais, que fizeram mudança de sexo.

Embora pareça, aos olhos do leitor, um número baixo, a síndrome que acarreta o não desenvolvimento do canal vaginal é rara, assim como é pequeno o número de demais pacientes que necessitariam da reconstrução do órgão. A grande maioria das doenças raras, ainda carecem de soluções eficazes. Uma afirmativa que demonstra o potencial dessa técnica, genuinamente cearense.

Embora à frente de um projeto inovador, que vem revolucionando as técnicas mundiais empregadas em cirurgias ginecológicas e destaque entre os pesquisadores do país, Dr. Leonardo Bezerra não cede à vaidade, reforçando a sua gratidão com quem lhe fez pouco, diante daquilo que ele faz aos outros. “Devo, na verdade, toda a minha história a esta escola, ao Colégio Paraíso”.

image
Leonardo concluiu os estudos no Colégio Paraíso em 1988