Notícia - Colégio Paraíso
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Estudante do Colégio Paraíso desenvolve sistema de dessalinização exclusivo, sustentável e de baixo custo

Estudante do Colégio Paraíso desenvolve sistema de dessalinização exclusivo, sustentável e de baixo custo

  • 26/02/2018


O estudante do Ensino Médio do Colégio Paraíso Luis Gustavo Morgado, 16 anos, desenvolveu um sistema de dessalinização sustentável, de baixo custo e único. O equipamento foi premiado em feiras locais e selecionado para feira mundial de ciências realizada na Inglaterra.

Há pouca água no Nordeste e, por vezes, a existente apresenta alto índices de substância que a impede de ser consumida pela população, como o próprio sal. O dessalinizador vertical retira esse sal, garantindo cerca de 80% de reaproveitamento da água. Um equipamento útil de fácil construção e instalação.

Além de inovador, o dessalinizador se propõe a ser uma alternativa viável para o reaproveitamento da água imprópria para o consumo. Isso porque na região, a mais seca do Brasil, não só apresenta estações chuvosas de baixa precipitação, como também poucas soluções criativas e aplicáveis para solucionar o problema de escassez de recursos hídricos. E quando há essas soluções, elas necessitam de alta aplicação de recursos, o que as torna inviáveis.

O equipamento tem 2 metros e comporta 24 entradas para depósitos de água, apenas com canos de PVC e garrafas pet. Esses itens chamam a atenção por serem materiais baratos, recicláveis, no caso das garrafas pet, consequentemente encontrados com facilidade. E o mais importante, o sistema funciona de forma sustentável e renovável, mediante energia solar.

O protótipo desenvolvido por Luis Gustavo, destaque no campo de Sustentabilidade da II Mostra Científica do Cariri (Mocica), participará da maior feira de ciências do Brasil, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), em São Paulo. Em agosto, o dessalinizador vertical e o seu criador viajaram para terras estrangeiras, onde participarão de uma das mais importantes feiras de ciências do mundo, a London International Youth Science Forum, na Inglaterra.

Matéria - Cariri Revista

Matéria 2 - Cariri Revista

Reportagem - TV Verdes Mares



fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Endereço

Rua São Benedito - 344
São Miguel
Juazeiro do Norte - CE

Telefones

(88) 3512-5911
(88) 3512-1793
(88) 3512-1214
(88) 3512-1161
(88) 3587-1697


(88) 99448-9689

E-mail

possoajudar@cparaiso.com.br