Oficina teórica e prática compartilha técnicas de “Contação de histórias” com educadores da Educação Infantil e Fundamental I.
Todo mundo já ouviu na infância alguma história, que tinham a proposta de entreter e ensinar algo de valoroso para a vida. A arte de
contar, narrar oralmente histórias é uma das mais antigas práticas da humanidade, inclusive, quando realizada para as crianças. <br /><br />
Ouvir histórias desenvolve o pensamento crítico, a atenção e oferece às crianças a possibilidade de conhecer um mundo encantador e lúdico.
Também oportuniza o conhecimento de que existem muitos desafios e conflitos na vida, trabalhando em paralelo a isso, a criticidade e a
capacidade de encará-los e vencê-los. <br /><br />
Foi pensando nisso, que a Biblioteca João Paulo II promoveu uma oficina sobre “Contação de histórias” para as educadoras da Educação
Infantil e Ensino Fundamental I, reconhecendo a importância da narração oral de histórias e aprimorando as metodologias já usadas pelas
professoras em sala de aula. <br /><br />
A oficina, realizada quarta-feira (28) e quinta-feira (01), foi mediada por Arysa Cabral, Marcos Ribeiro e Carolina Pereira, acadêmicos
do 7º semestre do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). <br /><br />
No primeiro dia, os mediadores expuseram os conteúdos teóricos, como os fundamentos base para contar uma história e o que cada um deles
significa. No segundo dia, as professoras formaram grupos e contaram histórias, seguindo as técnicas discutidas no dia anterior.<br /><br />
“A oficina trouxe dicas para o participante desenvolver habilidades, metodologias próprias e ricas para a contação de histórias”, descreveu
Marcos. Segundo ele, uma história, quando narrada oralmente, possui o poder de demonstrar toda a beleza da literatura infantil.<br /><br />
A bibliotecária do Paraíso, Micaeli Gomes, explicou a importância dessa prática para o ensino. “As narrativas orais podem ser usadas como
instrumentos de fomento à leitura, capazes de despertar no aluno o interesse por ler conteúdos extracurriculares de suma importância à
sua formação”, destacou.<br /><br />
Contar história para as crianças ainda é uma importante ferramenta de ensino e ludicidade. A tendência é que as crianças que escutam com
frequência histórias bem elaboras, sejam leitores habilidosos, contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem
seja mais rápido e prazeroso.<br /><br />