fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Serviço de Educação Física e Desporto




image






image






image

SEFID

Eucação Física na Escola

"A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório da educação, ajustando-se à faixa etária e as condições da população escolar"
LDB 9394/96, Lei 10328, Art. 1º, Parágrafo 3º de 12.12.2001.

A escola e a Educação Física devem ser vistas como uma prática primordial para o desenvolvimento do individuo num ambiente humano, cultural, social e religioso.

Finalidade

As aulas de Educação Física escolar realmente objetivam o desenvolvimento pessoal do aluno. Por meio do movimento, são ensinados valores múltiplos que vão desde o desenvolvimento físico, passando pelo caráter lúdico - através dos jogos e brincadeiras -, e atingindo até a conscientização de valores morais, éticos e religiosos, assim como o respeito e o trabalho em grupo. Entretanto, a principal função das aulas de Educação Física é propiciar aos alunos condições de saúde e qualidade de vida melhores.

Metas Gerais

  • Desenvolver atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas.
  • Reconhecer na atividade física, fatores de integração social.
  • Adquir hábitos higiênicos favoráveis à saúde.
  • Reconhecer na atividade física, formas para melhor aproveitar as horas de lazer.
  • Desenvolver a capacidade de cooperação em trabalho de grupo.
  • Desenvolver qualidades físicas como agilidade, destreza, resistência, força, velocidade, flexibilidade e equilíbrio.
  • Desenvolver a capacidade de coordenação psicomotora, evidenciada no movimento corporal e no sentido rítmico.

Educação Infantil

"Mesmo havendo uma significativa distância entre o comportamento na vida real e o comportamento na brinquedo, a atuação no mundo imaginário da recreação e o estabelecimento de regras a serem seguidas criam uma zona de desenvolvimento proximal, na medida em que impulsionam conceitos e processos em desenvolvimento"
(Rego, 1995, p. 83).

Ensino Fundamental

Favorecer o progresso mental e moral, no desenvolvimento da inteligência, das relações sociais e afetivas e da motricidade, em razão de exigirem capacidades motoras e atitude tático-estratégica coletiva.

Ensino Médio

A Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de s entimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde (jogo, dança, ginástica e luta).

As aulas no ensino médio procura sistematizar situações de aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, oportunizando aos alunos que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando o seu aprimoramento humano.

Atividades


Escolinhas Esportivas


Manhãs Esportivas


Jogos Escolares Paraíso


Ballet


Trilha Ecológica


Mexa-se