fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Robótica

image

Robótica Educacional

O Ensino de Robótica do Colégio Paraíso estabelece suas bases educacionais sob as possibilidades de aprimoramento dos conhecimentos e domínio dos alunos perante as tecnologias e inovações do século XXI, formando-os para serem sujeitos autônomos e emancipados.

Reconhecidamente a ciência do presente e do futuro, aqui a robótica é condutora de tecnologias que atuam no desenvolvimento das aptidões humanas e que potencializam a execução das atividades cotidianas.

A Robótica Educacional já é identificada por muitos países desenvolvidos com uma ferramenta pedagógica indispensável no processo de profissionalização das gerações futuras, adotada como componente obrigatório, por exemplo, nas escolas da Inglaterra e da Austrália. Grandes empresas de tecnologias, como a Microsoft, também a legitimam como a principal responsável pela manutenção e expansão de mercado, além de uma das forças motriz das inovações técnicas.

image

Formação continuada

Atualmente a tecnologia está, praticamente, presente em todas as coisas do cotidiano: nos Smartphones, carros, nas ruas, casas e até mesmo nas pessoas, sendo responsável pela manutenção da vida de muitas delas.

São por esses e outros motivos que o Colégio Paraíso insere os princípios introdutórios sobre tecnologias desde as séries iniciais, na Educação Infantil, com a Informática Educacional. Esta disciplina tem sua continuidade no Ensino Fundamental I e II e, também, no Ensino Médio, em que são ofertados cursos de lógica de programação.

O projeto continuado do ensino relacionado às Ciências de Tecnologia da Informação, aprofundado com a Robótica Educacional, contribui para a formação de sujeitos autônomos frente à tecnologia, que passarão de consumidores a formuladores, produtores que entendem, criam, planejam e gerenciam as inovações técnicas.

image

Benefícios

São muitos os benefícios para o estudante inserido na Robótica Educacional Paraíso, inclusive para o aprendizado das outras ciências. Mesmo ela não estando atrelada há uma disciplina específica, a integração com as outras áreas do conhecimento acontece de forma espontânea, graças à interdisciplinaridade.
Alguns benefícios:

  • Transforma o aprendizado em algo significativo, acessível e conexos com os princípios das ciências;
  • Desenvolve habilidades como a concentração, disciplina, responsabilidade e a perseverança;
  • Estimula o hábito do trabalho sistêmico e organizado, uma vez que desenvolveu aspectos ligados ao planejamento, execução e avaliação final dos projetos;
  • Ajuda na superação de limitações de comunicação, fazendo com que o aluno verticalize seus conhecimentos e suas experiências no desenvolvimento da capacidade de argumentar e solucionar problemas;
  • Desenvolve o raciocínio lógico na elaboração de algoritmos através da programação para o controle dos mecanismos autômatos;
  • Estimula a leitura, exploração e a investigação.

Atividades


Eletrônica


Engenharia


Raciocínio Lógico


Mecânica


Mecatrônica


Trabalho Colaborativo


Programação


Modelagem 3D

Incentivadores

No Brasil e no mundo há vários incentivos ao estudo da robótica, uma forma de despertar o interesse dos alunos e da comunidade escolar por essa ciência cada vez mais presente e necessária no dia a dia. São torneios e competições realizados durante o ano todo, em vários lugares, que propiciam aos alunos testar seus projetos de robótica em uma competição oficial, conhecer outras culturas e as mais novas inovações tecnológicas.

Conheça as principais competições e torneios de robótica: