fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Paraíso Sustentável

image

O Projeto Paraíso Sustentável tem como objetivos:

I. Estimular a investigação científica e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes sob a orientação dos professores;

II. Envolver participações ativas, práticas e conceituais de alunos e professores na construção e desenvolvimento de projetos científicos com responsabilidade social;

III. Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio, com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional e/ou global;

IV. Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza;
Todos os trabalhos prezam pela interdisciplinaridade e contemplam as disciplinas de Linguagens; Ciências da Natureza, Ciências Exatas; Ciências Humanas; devendo gerar a congruência dos assuntos, como também, a sua característica essencial que é a aplicabilidade e o retorno à sociedade.

Paraíso Sustentável

Desde os anos 80, quando a World Conservation Union, organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais, abordou o termo Sustentabilidade, fomos apresentados aos três eixos básicos que norteiam a proposta global: o ambiental, o social e o econômico.

Na Rio Eco 92, o termo foi aperfeiçoado no Relatório Brundtland na World Commission on Environment and Development (Comissão Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento), trazendo uma das definições mais conhecidas: “o desenvolvimento sustentável é o que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”.

A partir de então, chegou-se à conclusão de que a busca pelo Desenvolvimento Sustentável implicava ampliar a discussão sobre o futuro do homem no planeta.

Do que adiantaria salvar a Terra e continuarmos com comportamentos que denotam, por exemplo, homofobia, racismo, xenofobia, exclusão digital e muitos outros assuntos desafiadores que geram os grandes problemas sociais e econômicos que permeiam a convivência humana? Problemas que necessitam de uma nova concepção de estilo de vida, que passou a ser pesquisada e implementada, exigindo mudanças de hábitos, criação de uma nova cultura, gestão de recursos, implantação de uma economia verde e de políticas públicas dentro dos novos parâmetros de desenvolvimento.

Essas temáticas estão presentes no cotidiano dos nossos profissionais e estudantes há mais de duas décadas, quando o Colégio Paraíso insere na sua agenda e passa a desenvolver o projeto Paraíso Sustentável, que por meio de debates, pesquisas, ações e trabalhos desenvolvidos pelos alunos, passam a nortear atividades que permeiam toda a Escola, do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

Assuntos vinculados às questões ambientais como recursos não renováveis e o seu reaproveitamento; responsabilidade social, respeito à dignidade humana, dentre outros, são conteúdos abordados nas pesquisas e soluções construídas pelos alunos para auxiliar na solução local de problemas globais.