fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Ateliê de Ideias avaliou a situação da intervenção federal, de caráter militar, no Rio de Janeiro, em segunda edição do ano

Ateliê de Ideias avaliou a situação da intervenção federal, de caráter militar, no Rio de Janeiro, em segunda edição do ano

  • 29/05/2018


No dia 24 de fevereiro de 2018, O Colégio Paraíso reuniu seus estudantes vestibulandos para discutir e refletir sobre a intervenção federal, de caráter militar, instalada no Rio de Janeiro. Naquela data, haviam decorridos exatos 8 dias do decreto presidenciável que determinou o uso das forças nacionais no Estado, com o fim de restabelecer a ordem e a segurança da população, refém da criminalidade.

Após três meses da publicação da medida, a Escola voltou a reunir os educandos, no sábado (26), para avaliar junto a professores de Sociologia, Geopolítica, História e Redação o reflexo do uso do exército nas ruas da capital fluminense; os impactos na vida da população, tão especulados pelos veículos de comunicação; e muitos outros questionamentos e hipóteses a respeito do tema, bem como sobre se a extensão da medida a outros estados brasileiros com problemas de segurança semelhantes ao do Rio, seria válida.

Temática polêmica que, inclusive, divide a opinião de especialistas da área, a intervenção no Rio apareceu como tema central dentro do assunto segurança pública no país. Um importante conteúdo que os vestibulandos discutiram nessa edição do Ateliê de ideias, compreendendo os artigos que embasaram, legalmente o decreto do presidente Temer.

{titulo}

Em alta nos noticiários, a matéria pode ser que não seja tema da redação do ENEM 2018, mas, certamente haverá questões importantes no Exame relacionadas a ela, que os pré--universitários precisam ter domínio. Para assegurar esse conhecimento, os professores de Redação construíram juntos aos alunos, com o auxílio dos professores de Sociologia e Geopolítica, argumentos sólidos sobre o tema, que contribuirão para que os estudantes aumentem sua nota na redação.

O professor Guilherme Lemos, da disciplina de geopolítica, detalha um dos motivos pelos quais é importante os vestibulandos se apropriarem do tema. “É a primeira vez desde a promulgação da constituição de 88, que ocorre uma intervenção federal, com um general no comando das forças de segurança pública de um estado”, explica.

O Ateliê de Ideais para Enem do Colégio Paraíso é um evento realizado várias vezes no ano, com o intuito de discutir e refletir sobre os conteúdos atuais, de relevância social, que possam ser tema da redação do Enem. Ao se apropriarem da matéria, os estudantes são motivados a pensarem a respeito de modo crítico, estudando assuntos ligados às diferentes ciências e à esfera pública.