fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Projeto de estudante Paraíso é selecionado para participar de um dos maiores festivais científicos da Europa.

Projeto de estudante Paraíso é selecionado para participar de um dos maiores festivais científicos da Europa.

  • 02/03/2018


O projeto “Redimensionamento das instalações prediais, como forma de otimizar a energia elétrica e diminuir o impacto ambiental” foi selecionado, por meio do Programa Jovens Inovadores, para integrar a delegação brasileira no Edinburgh International Science Festival – EISF 2018. O evento ocorrerá de 10 a 15 de abril na cidade de Edinburg, na Escócia.

Criado há mais de dois anos, o Projeto tem o intuito de diminuir a dissipação de energia, ou seja, economizar eletricidade nas instalações elétricas das casas. Para isso, a instalação é toda redesenhada, seguindo as normas técnicas da ABNT, e reinstalada na residência. A iniciativa é encabeçada pelo estudante da 3ª série do Ensino Médio Vinícius Félix.

Além de contribuir para a economia de energia, o Projeto é aplicado em residências de famílias de baixa renda, que não poderiam arcar com os curtos da reinstalação da rede elétrica, de modo a otimizar a energia e garantir a segurança dos moradores. Até o momento, três residências da cidade de Juazeiro do Norte participaram da ação.

Programa Jovens Inovadores

O Programa Jovens Inovadores, pelo qual o projeto foi selecionado para integrar a delegação brasileira no festival, é uma ação de incentivo à ciência, à tecnologia e à inovação da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – Rede POC.

A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil que atua em âmbito nacional e com presença em 10 países cuja missão é promover a excelência na educação mediante estímulo ao interesse pela Ciência, pela Tecnologia e pela Inovação.

O Festival

O Edinburgh International Science Festival é um dos mais prestigiados e tradicionais festivais científicos do mundo e o maior da Europa. Foi criado em 1989 com a finalidade de mostrar as belezas da Ciência e sua importância para nossa vida.

A Escócia, país onde acontece o festival, é um dos locais reconhecido, mundialmente, pela sua tradição em ciência e tecnologia. São de lá, o prêmio Nobel de física de 2013, concedido a Peter Higgs por sua teoria que levou à descoberta de uma nova partícula elementar; e Teoria Eletromagnética desenvolvida pelo físico e matemático James Maxwell.