fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Oficina teórica e prática compartilha técnicas de “Contação de histórias” com educadores da Educação Infantil e Fundamental I.

Oficina teórica e prática compartilha técnicas de “Contação de histórias” com educadores da Educação Infantil e Fundamental I.

  • 02/03/2018


Todo mundo já ouviu na infância alguma história, que tinham a proposta de entreter e ensinar algo de valoroso para a vida. A arte de contar, narrar oralmente histórias é uma das mais antigas práticas da humanidade, inclusive, quando realizada para as crianças.

Ouvir histórias desenvolve o pensamento crítico, a atenção e oferece às crianças a possibilidade de conhecer um mundo encantador e lúdico. Também oportuniza o conhecimento de que existem muitos desafios e conflitos na vida, trabalhando em paralelo a isso, a criticidade e a capacidade de encará-los e vencê-los.

Foi pensando nisso, que a Biblioteca João Paulo II promoveu uma oficina sobre “Contação de histórias” para as educadoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, reconhecendo a importância da narração oral de histórias e aprimorando as metodologias já usadas pelas professoras em sala de aula.

A oficina, realizada quarta-feira (28) e quinta-feira (01), foi mediada por Arysa Cabral, Marcos Ribeiro e Carolina Pereira, acadêmicos do 7º semestre do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

No primeiro dia, os mediadores expuseram os conteúdos teóricos, como os fundamentos base para contar uma história e o que cada um deles significa. No segundo dia, as professoras formaram grupos e contaram histórias, seguindo as técnicas discutidas no dia anterior.

“A oficina trouxe dicas para o participante desenvolver habilidades, metodologias próprias e ricas para a contação de histórias”, descreveu Marcos. Segundo ele, uma história, quando narrada oralmente, possui o poder de demonstrar toda a beleza da literatura infantil.

A bibliotecária do Paraíso, Micaeli Gomes, explicou a importância dessa prática para o ensino. “As narrativas orais podem ser usadas como instrumentos de fomento à leitura, capazes de despertar no aluno o interesse por ler conteúdos extracurriculares de suma importância à sua formação”, destacou.

Contar história para as crianças ainda é uma importante ferramenta de ensino e ludicidade. A tendência é que as crianças que escutam com frequência histórias bem elaboras, sejam leitores habilidosos, contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais rápido e prazeroso.

Confira as imagens



fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Endereço

Rua São Benedito, 344 - São Miguel - Juazeiro do Norte, CE

paraiso@cparaiso.com.br

(88) 3512-1034 - (88) 99745-4545