fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Notícia

Elixir da Longa Vida: os segredos da longevidade dos juazeirenses

Elixir da Longa Vida: os segredos da longevidade dos juazeirenses

  • 11/04/2018


Qual o segredo para ter uma vida longa e saudável? Essa é uma pergunta que acompanha a humanidade desde os seus primórdios. Povos de diferentes lugares e culturas investem tempo e dinheiro em pesquisas de alimentos, medicamentos e hábitos capazes de prolongar os anos de vida.

Em Juazeiro do Norte, a estudante do Colégio Paraíso, Lis Marjory Cardoso Carvalho, reuniu informações a respeito da rotina, costumes e atividades diárias - por meio de uma vasta pesquisa, de cerca de 200 idosos da zona urbana e da rural - que podem contribuir para uma vida longínqua e saudável na melhor idade.

A maioria dos idosos longevos de Juazeiro do Norte entrevistados na pesquisa são mulheres. Um dado que se assemelha ao apontado no censo de 2010 e em pesquisas posteriores realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que a maioria da população brasileira com mais de 60 anos é do sexo feminino.

Não que o segredo da longevidade esteja na biologia do sexo feminino, mas porque “Elas” cuidam da saúde e preocupam-se mais com ela que “Eles”, segundo o próprio IBGE.

A maior parte dos idosos juazeirenses pesquisados por Marjory consomem pouca comida industrializada, preferindo alimentos de origem orgânica, como frango e ovo caipira, leite de gado natural, frutas e legumes sem agrotóxicos; comem carne vermelha de forma moderada e, também, evitam os remédios de origem industrial, priorizando ervas medicinais no tratamento de dores temporárias ou doenças.

A rotina é organizada, com tempo livre para o lazer, atividades físicas e uma excelente dose diária de sono: quase todos dormem durante 8 horas. Problemas com obesidade? Para eles uma realidade distante. O índice de massa corporal encontra-se entre os números ideais indicados pelos especialistas da área da saúde.

Além de uma alimentação saudável e um cotidiano tranquilo, todos os idosos acreditam em Deus e frequentam ambientes religiosos. São felizes e acreditam que, ainda, viverão por muitos anos.

As informações reunidas na pesquisa de Marjory dialogam e podem vir a comprovar muitos outros estudos científicos que falam dos benefícios de consumir alimentos orgânicos, praticar atividades físicas, dormir bem e evitar o consumo de produtos industrializados.

A pesquisa de Marjory, intitulada Elixir da Longa Vida, teve sua importância reconhecida em feiras científicas regionais e nacionais, sendo premiada na MOCINN/MOCICA realizada em Juazeiro do Norte; e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Recentemente, a estudante participou da EXPORECERCAJOVE 2018, realizada em Barcelona, a mais importante feira internacional da Europa.

Responsabilidade social

As bases da pesquisa de Márjori e os propulsores que movimentam a iniciativa, são frutos do Projeto Paraíso Sustentável, projeto criado com a finalidade de despertar e estimular atitudes conscientes de sustentabilidade e de responsabilidade social pautadas em princípios éticos e de cidadania dos alunos.

Também orientadas pelo professor Ricardo Fonseca e colaboração ativa de professores e coordenadores, as crianças e jovens do Paraíso Sustentável exercitam a consciência formada em sala de aula, por meio da elaboração de projetos concretos e sustentáveis voltados para melhorar a qualidade de vida da comunidade em que estão inseridos.

Reportagem



fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Endereço

Rua São Benedito, 344 - São Miguel - Juazeiro do Norte, CE

paraiso@cparaiso.com.br

(88) 3512-1034