fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Informes

Mostra de Matemática reuniu projetos criativos e lúdicos, que dialogam com o cotidiano

Mostra de Matemática reuniu projetos criativos e lúdicos, que dialogam com o cotidiano

  • 22/08/2018


Um olhar para o cotidiano, esse foi o tema da Mostra de Matemática 2018 do Colégio Paraíso. E, também, uma afirmação que extrapola os limites do evento, representando para além dele os novos rumos que o ensino da matemática assume no Brasil.

A estudante Ana Clara Arrais, que participava da Mostra, exemplificou esse novo jeito de ver a matemática. “A Mostra de Matemática do Colégio é importante porque a gente passa a ver a matemática com outros olhos, a não vê-la como assunto entediante que aparece no quadro e não sabemos como usar na vida. É algo real, que tem efeito sobre nós”, concluiu eufórica.

Se a declaração de Clara já demonstra os novos horizontes para o aprendizado de Matemática, os projetos apresentados na Feira saltavam aos olhos de quem os viam, principalmente, aos que não tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica.

Jogos de tabuleiro, cartas, aventura e memória; testes de raciocínio lógico e muita criatividade estavam presentes nos trabalhos que explicitamente diziam: a matemática está por toda parte, e podemos aproveitá-la para melhorar a nossa vida.

“Os alunos passaram a se dedicar mais à disciplina, a gostar mais, porque estão percebendo a importância do conteúdo para solucionar problemas do dia a dia”, enfatiza o idealizador do projeto, Leonardo Sousa, coordenador do Núcleo Preparatório Para Olimpíadas.

Além dos trabalhos dos estudantes, também esteviram expostos na Mostra os objetos da exposição “Brincalculando”, do SESC Juazeiro do Norte. A iniciativa, que faz parte do projeto Sala de Ciências do Sesc, trouxe à Mostra jogos e oficinas que trabalham a matemática lúdica.

A Mostra de Matemática do Colégio Paraíso ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de agosto. A iniciativa, que reuniu 911 estudantes das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio, oportunizou aos estudantes ampliarem seus conhecimento sobre a matéria, levando-a para suas realidades cotidianas.

Confira abaixo, a galeria de fotos dos estudantes que apresentaram trabalhos na Mostra.