fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Evento

Agente:bit - tecnologia para um trânsito mais seguro

Agente:bit - tecnologia para um trânsito mais seguro

  • 07/05/2018


Este mês, acontece o movimento internacional “Maio Amarelo”, que desenvolve e incentiva ações educativas de segurança no trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, orientando os condutores e pedestres a terem atitudes responsáveis de cumprimento às leis de tráfego.

Em colaboração ao Movimento, os estudantes Mateus Alves e Marcele Medeiros do Colégio Paraíso inovaram e criaram o Agente:bit, robô com um letreiro luminoso de 18 micro:bits, que orienta os condutores de veículos a cumprir as normas de trânsito, respeitando a faixa de pedestres.

O robô é construído a partir da tecnologia micro:bit, uma placa programável que utiliza um processador ARM, pequeno e eficiente, criada com o intuito nobre de ensinar e potencializar o aprendizado dos conceitos básicos de computação e programação de computadores estudados por criança e adolescentes de todo o mundo.

Inovadora, lúdica e diferente a iniciativa revela a importância de estudantes se apropriarem das diversas formas de uso da tecnologia, como instrumento de resolução dos problemas diários, especialmente, aqueles relacionados ao trânsito de urgente resposta.

Segundo dados das Nações Unidas, entidade entusiasta do Movimento, os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no trânsito e estão em primeiro no número de mortes entre jovens, na faixa de 15 a 29 anos de idade. Informações que sustentam e justificam a urgência da promoção de iniciativas que contribuam para a segurança no trânsito, como o Agente:bit.

Na primeira semana de maio, os estudantes já realizaram panfletagens, em horários diversos e de pico, com o uso do robô. A ideia é continuar a campanha durante todo o mês, motivando a comunidade escolar e externa a tornarem o trânsito de Juazeiro do Norte mais seguro.