fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Informes

Projeto Paraíso Geográfico realiza aula de campo no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Icó

Projeto Paraíso Geográfico realiza aula de campo no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Icó

  • 29/11/2017


Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II visitaram a cidade de Icó, no sábado (18), para conhecerem o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Icó. A aula de campo que levou os estudantes até a cidade é uma iniciativa do projeto Paraíso Geográfico, que trabalha conteúdos da área de humanas de forma prática.

Movidos pela historiografia, os alunos visitaram o Teatro Ribeira dos Icós, a Casa de Câmara e Cadeia, conhecida por ter sido o local onde foi presa a revolucionária cratense, Bárbara de Alencar, que participou da Revolução Pernambucana de 1817. A matriarca da família Alencar ficou conhecida por ter sido a primeira mulher a presidir uma república em solo brasileiro, além da primeira presa política da história do Brasil.

A escolha de Icó se deu pela riqueza histórica reconhecida nacionalmente. Na cidade existem várias construções, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O município também foi no passado, um dos locais com a economia mais importante do Ceará, por causa da criação e comercialização de bovinos.

“Muitas construções dessa cidade são desse período áureo da pecuária, que concentrou no município grandes fortunas. Algumas como o Teatro, o primeiro do Ceará, além de grandes igrejas com formas e objetos que impressionam pelo tamanho e acabamento arquitetônico, mesmo nos dias atuais”, explica o professor de História do Ceará, Natanael Félix.

A aula de Campo foi organizada pela coordenação de Ciências Humanas, Flávia Ferreira e Carlos Cordeiro, também à frente do Projeto Paraíso Sustentável. O projeto ainda envolve outras áreas, como a física, biologia, matemática e língua portuguesa, garantindo o aprofundamento e interdisciplinaridade ao discutir os temas em sala de aula.